Card image cap

Importância da precisão de uma Router no segmento moveleiro

O mercado moveleiro chegou a movimentar mais de R$ 67,4 bilhões de reais apenas no ano de 2018, empregando mais de 260 mil pessoas entre diretos e indiretos, o que equivale a 3,3% de todos os trabalhadores na produção industrial. Além de ser um dos grandes agentes econômicos que incentivam a geração de empregos no Brasil, esse setor também precisa estar atento à qualidade de seus produtos. A router CNC é uma das maneiras de garantir isso, devido à precisão que promove durante o trabalho. Mas, por que ela é tão importante? Continue acompanhando o post de hoje e descubra de uma vez por todas.

1. Segurança

A precisão da Router CNC garante maior segurança para os funcionários e também para os consumidores finais. Isso porque, ao optar por máquinas manuais, a imprecisão é muito maior, causando assim diversos acidentes de trabalho. Além disso, móveis imprecisos também causam acidentes no momento em que o cliente já está utilizando o produto. Afinal, por mais que o móvel tenha sido montado de acordo com as instruções, seu funcionamento não será correto. E então, com o tempo acaba se tornando bambo e causando diversos acidentes domésticos.


2. Maior agilidade e produtividade

Devido à precisão da router CNC, o mercado moveleiro garante ainda maior agilidade e produtividade em sua produção. Como já falamos, ele movimenta bilhões e precisa atender às demandas do mercado, que não são poucas.

Isso acontece pelo fato de o equipamento ser controlado por software. Então, além de ser mais rápido, não há necessidade de pausas para o almoço, banheiro, descanso, entre outros. Basta programá-la corretamente para que faça todo o trabalho com o máximo de precisão.


3. Economia

A economia gerada pela precisão da router CNC ocorre por diversos fatores. Ainda que exija um investimento, ela promove grande retorno para o negócio. Por exemplo, quando falamos de segurança, a empresa não precisa mais se preocupar se o funcionário está operando a máquina da maneira adequada, visto que ela faz todo o processo por conta própria. Como resultado, o número de acidentes é reduzido, assim como o valor desembolsado para essas situações. Além disso, graças à agilidade e produtividade, a empresa consegue produzir mais em menos tempo, garantindo economia de mão-de- obra, energia elétrica, etc.


4. Menor índice de retrabalho

A precisão que uma router CNC promove aos móveis garante ainda menor índice de retrabalho, da mesma forma que reduz custos desnecessários. Isso acontece pelo fato de a máquina ser programada e realizar exatamente a função que lhe foi ordenada. É claro que os funcionários também realizam o trabalho dessa forma, mas justamente por ser uma máquina, ela não possui nenhum tipo de oscilação, garantindo total precisão na produção. Com isso, todas as peças são padronizadas e com exatamente as mesmas medidas. Assim, no momento da instalação é praticamente impossível ter algum tipo de erro, evitando o retrabalho e os custos que envolvem esse processo.


5. Lucro

Assim como a economia, o lucro é uma consequência de diversos fatores. Com a precisão da router CNC, você garante que a produção seja feita em maior escala e menos tempo, economiza com despesas de mão-de-obra, retrabalho, custos com acidente de trabalho, etc. Além disso, como vamos falar nos próximos tópicos, você ainda garante a satisfação do cliente, seu retorno para novas negociações e ainda uma indicação para outras pessoas que também precisem de seus produtos. Como consequência, o lucro aumenta e o crescimento de seu negócio também.


6. Reconhecimento da marca

Vale lembrar ainda que reter um cliente é muito mais barato do que conquistar novos e por isso, oferecer um produto impecável é essencial. A precisão é um dos principais fatores que influenciam na funcionalidade do móvel e quando o consumidor adquire um produto desse tipo, além de ficar totalmente satisfeito, ele ainda volta a fazer negócios com sua empresa. Afinal, sabe que irá encontrar peças de qualidade e sem defeitos. Mas, além disso, ele ainda pode indicar seu negócio para outras pessoas, garantindo assim maior reconhecimento e crescimento sustentável.


7. Satisfação do cliente

Pa precisão acaba sendo menor, aumentando as chances de insatisfação do consumidor e até mesmo de acidentes. Por exemplo, no momento de realizar a montagem dos móveis, pode ser que alguma peça não encaixe corretamente, fique maior do que o programado ou até mesmo desproporcional ao restante do móvel. Obviamente será necessário realizar ajustes, acarretando no atraso da entrega e, claro, na insatisfação do cliente.


Então, agora que você entendeu como a precisão dos móveis pode impactar todo o seu negócio, já pode começar seus investimentos nessa área. A produção é uma das partes mais delicadas do processo e para garantir total estabilidade e precisão dos móveis, como já falamos, o ideal é apostar em uma router CNC.