Acompanhe nossas Redes Sociais     Idioma  

Serviços /

Conheças as diferenças e escolha a melhor opção para seu negócio.

O que é Router CNC?

Router em inglês, refere-se ás tão conhecidas Tupias, que são utilizadas para realizar trabalhos manuais em madeiras, através de ferramentas especificas. CNC é a sigla do inglês Computer Numeric Control, em português, Controle Número Computadorizado. É um sistema de controle de máquina, realizado através de um computador, e utilizado em tornos e centros de usinagem. Router CNC é uma máquina controlada através de um computador, tendo como principais aplicações, trabalhos com madeiras, plásticos, borrachas, metais não ferrosos, espumas, entre outros.

Qual a diferença entre Router CNC e Fresadora CNC?

Router CNC possuem os chamados Pórticos Móveis, que é a movimentação do cabeçote de usinagem sobre a mesa de trabalho. No caso das Fresadoras CNC, o cabeçote de usinagem não faz o movimento ao longo da mesa de usinagem, e sim, a mesa de usinagem que faz o movimento. Outro ponto que diferencia Router de Fresadora, é a aplicação, sendo que as Routers, por serem Pórticos Móveis, não possuem tanta resistência para trabalhar com metais, por outro lado, as Fresadoras são ideais para trabalhos com este material.

Qual a diferença de uma Router CNC nacional e uma importada?

Mesmo com toda tecnologia que possuímos hoje aqui no Brasil, ainda não é possível um fabricante de máquina Router CNC, produzir o equipamento 100% Nacional. Grande parte dos componentes utilizados na fabricação de uma Router CNC são importados. O que vai diferenciar uma máquina Router CNC nacional de uma Router CNC importada, é o suporte técnico oferecido pela empresa. Contar com suporte técnico Brasileiro pode facilitar muito em uma futura assistência em seu equipamento.

Como escolher sua Router CNC?

Você deve levar em consideração 3 pontos fundamentais na hora de escolher sua Router CNC:

    1. Características técnicas do equipamento

    Nos dias de hoje, podemos encontrar diversos modelos de máquinas Routers CNC, com diversas especificações e com valores muito variados. Vamos explicar aqui, alguns dos componentes que você poderá encontrar em uma Router CNC.

    Estrutura

    A estrutura de uma Router CNC, é uma das principais características, que define os materiais que ela poderá trabalhar e o máximo de esforço que ela poderá exercer. Caso você procure uma Router para alta produção, onde seja necessário a execução de trabalhos por um longo período, e que os materiais usinados sejam de alta resistência e com peso considerável, provavelmente sua Router terá a estrutura em ferro fundido ou em AÇO ESTRUTURAL ASTM-A36 com parede de no mínimo 6mm de espessura. Porém, se você deseja uma Router CNC para trabalhos moderados, sem esforços excessivos, sua Router provavelmente, será construída com tubo de aço estrutural ASTM-A36 com parede de no máximo 4mm de espessura e alumínio.

    GUIA

    O sistema de guia é utilizado para guiar de forma linear os eixos de sua Router CNC. É onde os eixos da Router CNC se deslizaram para realizar os movimentos. Existem diversos tipos de guias lineares, entre as principais estão:

Guia linear trilho

Este tipo de guia linear é utilizado tanto em fabricação de Router CNC, quanto em Fresadores e Centro de Usinagem, pois oferecem maior precisão, movimentos suaves e alta capacidade de carga. Um bloco do guia linear de 15mm (um dos menores da categoria), pode suportar até 1 tonelada sobre ele, variando conforme o fabricante e o modelo. Para aplicar as guias lineares tipo trilho de forma correta em uma Router CNC, a base do guia linear, deve ser usinada e deve possuir um canal com a mesma largura do trilho. Desta forma, quando o trilho for encaixado neste canal durante a montagem, não haverá possibilidade de torções e desalinhamento do guia, garantindo que sua Router CNC execute movimentos precisos e linear, sem variações de medidas das peças usinadas.

Guia linear tipo eixo

Este tipo de guia, oferece menor precisão se comparado com o tipo Trilho, menor resistência, menos capacidade de carga e não é indicado para trabalhar em ambiente com excesso de pó, porém, relativamente, tem um custo inferior e é muito bem aceito em Router CNC que executa trabalhos moderados e com pouca precisão.

Tração

O sistema de tração é o mecanismo utilizado para movimentar os eixos da Router CNC. Este sistema, converte a rotação dos motores de tração (servo motor ou motor de passo) em movimento dos eixos moveis. Temos dois principais tipos de sistema de tração:

Cremalheira

  • As cremalheiras são barras de aço dentado e engrenagens com o mesmo encaixe, podendo ser estes encaixes retos ou helicoidal. As cremalheiras helicoidais, oferecem precisão superior quando comparada com as cremalheiras retas, além de menor ruído e movimentos mais suaves. Para ser bem aplicadas as cremalheiras em uma Router CNC, ela deve ser instalada com os dentes para baixo ou para o lado, para que não haja acúmulo de sujeira sobre eles.

Fuso de Espera

O fuso de esfera, segue o conceito de rosca e porca para fazer o deslocamento. É utilizada principalmente em Fresadoras CNC, pois oferece maior precisão, podendo executar trabalhos de maiores tolerâncias. Para as máquinas Routers, são utilizados principalmente em máquinas de menor tamanho, pois eleva o custo da Router CNC e exige maiores cuidados e mais manutenção quando mal utilizado. Para ser bem utilizados em uma Router CNC, os fusos devem ser sempre bem lubrificados.

Correia Sincronizada

As correias sincronizadas geralmente são evitadas na fabricação de máquinas Routers CNC, pois além de exigir muita manutenção, não é tão resistente se comparado ao fuso e cremalheira, além de não oferecer precisão em longas distâncias quando sofre esforço contrário do movimento do eixo.

Motores de tração

Nas Routers CNC, temos dois principais tipos de motores de tração. Sendo elas:

Servo Motor

Os Servos Motores são utilizados principalmente em máquinas Routers CNC que realizam trabalhos de precisão e com alta velocidade, pois além de potentes, os Drivers dos Servos Motores oferecem diversos recursos, que possibilitam garantir através de parâmetros, o perfeito funcionamento e sincronia dos Motores de tração, além de garantir também, a segurança dos motores através de alarmes de erros em caso de anomalias, como por exemplo, excesso de esforço, variação de energia, excesso de rotação, entre outros.

Motor de Passo

Os motores de passo são os mais utilizados e os mais conhecidos, porém não oferecem a mesma segurança e precisão que os Servo Motores oferecem. São utilizados principalmente em máquinas Router CNC que não necessitam de trabalhos com precisão e alta velocidade.

Comando CNC

O comando CNC, é o software de operação de sua Router, é através deste software que você irá carregar um programa, movimentar os eixos de sua Router, iniciar uma operação, pausar e cancelar. Hoje existem uma infinidade de softwares para Routers CNC, alguns mais interativos e com diversas funções para operação da Router, e outros menos interativos e com poucos recursos. O mais utilizado pelos fabricantes de máquinas Routers é o Mach3. Este software oferece diversas funções e possibilita alterar o Layout e definir funções especificas através de Macros, para que o operador da Router não tenha dificuldades em seu trabalho.

Fixação das peças

Para quem quer comprar uma Router CNC, mas nunca trabalhou com uma e não viu uma em operação, pode cometer um grande erro se acha que o material que será cortado, pode ser fixado sobre a mesa de qualquer forma. Para fixação das peças que serão usinadas em sua Router CNC, você deve considerar os trabalhos que você irá executar. No caso de corte de móveis por exemplo, ou de letras para comunicação visual, onde é necessário um ótimo acabamento de corte, se você apenas colocar sua chapa sobre a mesa, parafusar e iniciar a trabalho, as peças começaram a vibrar ficaram com marcações, necessitando de acabamento. Desta forma, todo o tempo que você irá ganhar no corte, por utilizar uma máquina moderna e computadorizada, você irá gastar no acabamento, lixando e tirando rebarbas e marcações da ferramenta. No caso de trabalhos com chapas, onde é necessário cortar peças de tamanhos variados e que necessitem de acabamentos, é fundamental que sua Router CNC tenha um sistema de vácuo para a fixação de suas peças, ou que você utilize fita dupla face. Recomenda-se a utilização do sistema de vácuo, pois seu material não sofrerá vibrações e não se soltará durante o corte. No caso de trabalhos com blocos e usinagens de modelos 3D, ou trabalhos com materiais que não necessitem de muito acabamento, você poderá utilizar um sistema de fixação por presilhas, onde a mesa da Router possui perfis com ranhuras. Neste caso você teve tomar mais cuidado na hora da programação de seu arquivo, pois deve levar em consideração que sua ferramenta terá obstáculos para desviar.

2.Custo e Beneficio

Existem diversos modelos e preços de Routers CNC. Você deve fazer uma ampla pesquisa, e comparar valores, modelos, características técnicas e os opcionais inclusos em sua Router. As Routers CNC podem executar trabalhos perfeitos e com o mínimo de mão de obra, não necessitando de muitas pessoas envolvidas em um processo de fabricação, garantindo a qualidade de seus produtos e aumentando sua produção. Porém, você deve adquirir uma Router CNC que realmente atenda suas necessidades e possa executar com perfeição seus trabalhos. Muitos compradores, adquirem uma Router por um valor muito reduzido e acha que está fazendo um ótimo negócio. Porém, quando recebem o equipamento, são informados que ela não possui computador operacional, que para aprender a operar a máquina terá que pagar um técnico, que será necessário adquirir ainda componentes e equipamentos para executar o trabalho necessário. Por isso, é fundamental que a empresa que está lhe oferecendo uma Router CNC, conheça seu processo de fabricação e suas necessidades.

3. Assistência Técnica

Mesmo adquirindo uma Router CNC de alta qualidade, com eletrônica de primeira linha e mecânica justa e muito bem dimensionada, você irá precisar de uma boa assistência técnica, pois em um determinado momento, será necessário a troca de um componente ou um auxilio em um determinado trabalho. Nestes momentos, você deve ser atendido imediatamente, para que sua Router CNC não fique inoperante e não traga prejuízos para sua empresa. No caso das Routers CNC, a assistência técnica vai além de uma manutenção. Não basta apenas sua Router ser de alta qualidade, você deve ainda, saber aproveitar todos os recursos que esta máquina lhe oferece. Para isto, é fundamento o auxílio técnico de profissionais que conhecem e podem lhe passar toda uma experiência de trabalho, como por exemplo, recursos que poderão facilitar seu trabalho, métodos para economizar materiais e ferramentas e estratégias para garantir a qualidade de seus produtos. Para saber se a assistência técnica de um determinado fabricante de Router é de boa qualidade, peça recomendações e tire suas dúvidas com um já cliente da empresa. A falta de assistência técnica, pode fazer com que seu investimento não lhe traga retornos positivos.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as Routers CNC e sabe o que você precisa ter neste equipamento na hora de comprar, entre em contato com os fabricantes de Routers, e conte sempre com a Jaraguá Automação, independentemente de sua escolha.