Card image cap

Diferenças entre Router CNC e Centro de usinagem

Para conseguir escolher a máquina ideal para a sua empresa e compreender quais são as necessidades que ela tem, é preciso entender as diferenças entre Router CNC e Centro de usinagem, para que assim, a escolha do maquinário seja feita corretamente, escolhendo ferramentas e alternativas que irão auxiliar no aumento e na qualidade da sua produção, diminuindo possíveis desperdícios.

E, para que isso seja possível, é importante procurar tecnologias que possam atender suas expectativas!.

Características e diferenças entre Router CNC e Centro de Usinagem.

Router CNC

Esse equipamento é controlado através de computador e utiliza um software especial, por isso a sigla CNC, do inglês “Computer Numeric Control”, que significa “Comando Numérico Computadorizado”. Essa máquina é construída em uma estrutura metálica, onde são movimentados vários eixos por parafusos, que funcionam através de um motor, ajudando na execução de trabalhos de corte em 2D e gravações. São ótimos para trabalhos em marcenaria e produção de móveis..

É uma máquina recomendada para quem precisa fazer todos os tipos de cortes em materiais mais espessos, uma vez que, ao entrar em contato com o material, ela o corta mais profundamente..

Além disso, trabalha com o corte de diversos tipos de material, como o MDF, PVC, ACM, acrílico, entre outros. Esse equipamento consegue automatizar diversas etapas de maneira bastante precisa e padronizada, diminuindo o tempo do processo e agilizando a produção. Geralmente utilizada para fazer produções em madeira, a máquina Router contém componentes que ajudam nesse processo. Por exemplo, por ser uma CNC, ela possui um software para o desenvolvimento do desenho e um computador que dá o comando do mesmo a ser feito, com bastante precisão. O Spindle faz o corte e o desenho que a madeira deve conter, a partir dos comandos do computador..

Outra peça importante no Router é a mesa de corte, projetada para dar apoio à peça que estará sendo cortada, além de protegê-la. Existem vários tipos de mesa para cada necessidade, por isso, o ideal é escolher uma que irá atender sua demanda com rapidez e eficiência..

É uma máquina voltada para desenhos que requerem muitos detalhes, feitos principalmente na madeira. Com ela, é possível produzir móveis e fazer cortes precisos, evitando possíveis desperdícios na produção. Com esse equipamento, a produção de móveis planejados se torna mais rápida, otimizando suas produções.

Centro de Usinagem

Esse equipamento, assim como o Router, também utiliza computador e softwares para aplicar os seus comandos, porém há algumas diferenças entre as duas.

Essa máquina é utilizada para produzir e fazer a modelagem de peças. Ela consegue executar essas funções sem precisar parar para alterar ou trocar as ferramentas utilizadas na realização do trabalho.

Então, além de possuir um tempo de produção acelerado, esse equipamento consegue produzir uma grande quantidade de peças com diâmetros exatos e personalizados, padronizando o lote de maneira qualitativa e bem uniforme. Ou seja, a máquina otimiza a produção de peças, melhorando ainda mais a qualidade do produto oferecido.

Além da precisão, acabamentos de alta qualidade, rapidez que permite que as peças sejam produzidas em grande escala, a máquina demanda pouca manutenção, otimizando a produção das peças no mais alto padrão de qualidade.

Dentre as principais operações feitas pelo Centro de Usinagem, estão:

Torneamento: se baseia no movimento que a peça faz em seu próprio eixo,

geralmente usados para a fabricação de peças cilíndricas;

Furação: é uma operação que a máquina executa para fazer acabamentos de furos ou para alargar mais os furos da peça;

Aplainamento: no qual o equipamento tem o objetivo de obter peças planas;

Brochamento: remove o material da superfície de uma peça de maneira que a deixa de acordo com o comando de forma progressiva, ordenada por fios de corte;

Fresagem: é um processo utilizado para criar engrenagens. Essas operações são voltadas para empresas e indústrias que fabricam peças com o processo de desgaste mecânico.

Presente em diversas indústrias, seja automotiva, naval, eletrodoméstica ou eletrônica, a usinagem é importante para padronizar e deixar as peças com as especificações e dimensões corretas para que as mesmas sejam utilizadas de forma adequada.

Ao contrário da máquina Router que geralmente utiliza madeira como matéria prima, o centro de usinagem utiliza materiais como: alumínio, plástico, latão, cobre, entre outras matérias-primas mais duras.

Existem muitas diferenças entre as máquinas, mas a principal função delas é dar forma a um objeto ou peça de maneira padronizada, em escala e com a ajuda de computadores e softwares para dar o comando da execução e criação do produto em si.

Cada um desses equipamentos está voltado a objetivos específicos e cabe a você definir qual a melhor máquina para sua empresa ou indústria!