Card image cap

Bomba de Vácuo Vs Vácuo Centrífugo

Você sabia que existem diferenças entre bomba de vácuo e vácuo centrífugo? Nesse post, vamos explicar um pouco mais sobre cada um deles, suas características e suas utilidades, para que assim seja possível que você verifique qual das opções é a ideal para suas necessidades.

Principais diferenças entre Bomba de Vácuo e Vácuo Centrífugo:

É definida como um compressor radial ou pneumático e pode ser utilizada em vários setores da indústria. Essa bomba tem como principal função a captura do ar do ambiente para transformá-los em ar comprimido.

Elas removem moléculas de ar entre outros gases, deixando um vácuo nesse ambiente. Na marcenaria, é utilizada para fixar as peças na mesa onde serão cortadas e moldadas, fazendo com que os cortes e desenhos sejam precisos.

Algumas aplicações:

São utilizadas também com o objetivo de bombear líquidos em motores de outros mecanismos do setor industrial, por exemplo, na produção de embutidos, ou empacotamento no ramo alimentício. Também são usadas nas indústrias químicas e têxteis, além da sua importante função na área da medicina.

Essas bombas são ideais para trabalhos gráficos, como secagem de tinta, transferências de folhas, armazenamento, impressão, entre outros. Na indústria têxtil, elas são utilizadas para tricotagem automática, tecelagem, oxigenação e outras funções. Na agricultura, para transporte de grãos e transporte de sacos. Na indústria química, para banhos químicos e anodização.

A bomba de vácuo também serve para transporte pneumático por pressão e tratamento de efluentes industriais, muito utilizado pela engenharia ambiental. Além disso, pode-se ser utilizada na indústria plástica, no transporte de granulados. Já no setor de construção, essa bomba é essencial para fazer a drenagem de água na área de escavação onde o empreendimento será construído.

As bombas de vácuo podem atender diversas necessidades, porém há uma preocupação em relação ao nível de pressão que elas exercem, muitas vezes alcançando apenas vácuos de baixo nível.

Tipos de bombas de vácuo:

Bomba de vácuo simples estágio – esse equipamento tem boa precisão e resistência, porém, é utilizado em aplicações mais moderadas de vácuo, ou seja, em estágio simples.

Bomba de paleta de alumínio – é mais leve e por ser mais resistente, ajuda na vida útil dos rolamentos e do motor elétrico.

Bomba duplo Estágio – contém duas paletas que trabalham em série, uma recolhe o ar da área e a outra aumenta a eficiência do vácuo na mesma área.

Bomba de vácuo potente – assim como o modelo convencional, é bastante utilizada no setor industrial, esta conseguindo trabalhar com pressões extremamente elevadas. Além disso, tem ótimo custo benefício, por possuir alto rendimento e um bom tempo de vida útil.

Além dessas, o setor odontológico também utiliza bomba de vácuo, o que contribui para não sobrecarregar outros equipamentos, como por exemplo, o compressor. Outra função é a filtragem das impurezas e detritos, já que o equipamento citado anteriormente não faz essa função.

Vácuo Centrífugo

Já essas bombas, são turbo máquinas responsáveis por transportar fluídos através da conversão da energia cinética de rotação, para energia hidráulica. São desenvolvidas a partir de um alto nível de tecnologia, sendo capazes de operar em diversos setores, como fábricas, indústrias, comércio entre outros.

Geralmente essas bombas funcionam com energia elétrica rotacional e suas principais utilizações são o bombeamento de petróleo e até mesmo a sucção em canais de redes de esgoto.

Além disso, em sua função inversa, essas bombas trabalham como uma turbina de água que converte a energia potencial de pressão, para energia de rotação. Entre outras qualidades, as bombas de vácuo centrífugas tem alta eficiência de produção, o que resulta em um melhor transporte de líquidos e fluídos, além de um gasto de energia menor.

São úteis para vários setores industriais, como na função de drenagem de locais de construção e minas, além da eliminação de inundações. Utilizadas também no setor de usinas, onde são essenciais nos processos de fabricação.

Entre as vantagens, está o fato de que esse equipamento é muito resistente e durável, podendo trabalhar em ambientes difíceis com o transporte de substâncias corrosivas ou tóxicas.

Cada equipamento — seja ele a bomba de vácuo ou vácuo centrífugo — é importante para diversos setores da indústria, fabricação e serviços. É preciso analisar qual é a necessidade da sua empresa e o custo benefício que cada tipo de máquina vai oferecer.

Ambas têm vantagens e características específicas que irão ajudar sua produção a obter níveis altos de desempenho, ou seja, não existe nem melhor e nem pior. Cada um deles irá funcionar de acordo com a demanda de cada setor, então, cabe ao responsável identificar quais funções sua fábrica ou empresa demanda, para escolher o maquinário correto para as necessidades.